sexta-feira, 18 de março de 2011

Plano de Ação- Administração 2010/2012

I – JUSTIFICATIVA


Tendo como prioridade o desejo de atuar como diretor na E.E. de Educação Básica Pedro Nunes de Oliveira de Pantano Grande, quero deixar com transparência o empenho que tenho em realizar na escola um trabalho coerente com os princípios da verdadeira Educação. Este trabalho envolverá todos os segmentos representativos da comunidade escolar; terá objetivos comuns voltados para uma atuação significativa e de qualidade.

Pretendo dirigir esta Escola dando ênfase à interação entre professores e alunos, comprometidos, ao mesmo tempo, com o conhecimento e com a construção de uma sociedade mais humana e solidária. Este diálogo será mantido baseado em responsabilidade, liberdade e aceitação mútua. Acredito que, se for permitido ao aluno dialogar, refletir, questionar e mesmo discordar num ambiente de respeito recíproco, ele mesmo saberá organizar suas idéias e valores, estabelecendo limites, tornando-se responsável, assíduo e conhecedor de seus próprios direitos e deveres.

Diante do exposto, o trabalho que pretendo realizar estará voltado para valorização e estimulação do pensamento crítico e a conseqüente formação da responsabilidade e da audácia do aluno, que precisa aprender a tomar decisões e ter coragem de assumí-las.

Propiciarei um ambiente escolar com baixos índices de evasão e repetência, numa perspectiva crítica vinculada à realidade do aluno, dentro do seu contexto social.

Desta forma, trabalharei visando um caminho de construção para um projeto de vida mais significativo, onde toda a comunidade escolar terá espaço para sua palavra, nunca esquecendo de tornar o espaço escolar ético e compromissado com os valores humanos de liberdade e igualdade social.

Trabalhar na perspectiva da educação inclusiva, onde ela passe a integrar de fato a proposta pedagógica da Escola, promovendo os atendimentos as necessidades educacionais específicas dos alunos, atuando de forma articulada com o ensino comum.


II – OBJETIVOS


- Oportunizar a todos os segmentos da comunidade escolar a participação comprometida com os interesses gerais da Escola.

  • Resgatar a credibilidade educacional buscando a participação assídua das famílias na Educação e na integração Escola-Comunidade.

  • Desenvolver um trabalho coerente, transparente e de parceria embasando-se na proposta político-pedagógica da Escola e do Regime Escolar.

  • Zelar por todos os bens disponíveis na Escola e que fazem parte do patrimônio público, para que sejam aproveitados, valorizados e preservados por todos os que atuam no ambiente escolar.

  • Possibilitar a formação de um corpo discente e docente crítico, realizando um trabalho consciente, com perspectivas e possibilidades de transformação e crescimento.

  • Realizar um trabalho procurando minimizar a infrequência, a repetência e a evasão oferecendo ao aluno um ambiente acolhedor onde ele sinta vontade de permanecer para buscar o seu aprimoramento.

  • Propiciar um ambiente escolar agradável, sadio, participativo e democrático, para os diferentes segmentos da comunidade escolar.

  • Organizar a escola, fazendo com que toda a comunidade escolar participe, de forma compromissada, de seu planejamento.

  • Fazer com que a Proposta Político-Pedagógica se desenvolva, através da praticidade das ações docentes e discentes, propiciando condições para que seja, sempre que necessário, repensada e adequada à realidade ecolar.

  • Propiciar condições para pensar uma educação com o uso de tecnologias como instrumento ao apoio ao processo ensino-aprendizagem.

  • Oportunizar a todos que a escola possa cumprir com sua função social de levar as gerações o conhecimento produzido pela humanidade, desenvolvendo habilidades e competências fundamentais para o exercício da cidadania.

  • Oportunizar espaços de formação, qualificação, etc.

  • Propiciar condições para se pensar em uma revisão do regimento.



III - METAS

Proporcionarei neste triênio um trabalho envolvendo ações sérias e comprometidas com a realidade desta Escola, sendo que os interesses e as expectativas da grande maioria desta comunidade escolar sempre terão prioridade em meu Plano de Ação.

Nas áreas: Pedagógicas, Administrativa e Financeira minhas metas de trabalho envolverão:

  1. a qualidade de trabalho;

  2. a divulgação da filosofia da Escola e a defesa do seu cumprimento;

  3. a formação de um corpo docente e discente que atuem com muita criticidade.

  4. A acessibilidade.


1 – Incentivo total para o esporte e desenvolvimento artístico e cultural.

2 – Realização de horas cívicas, culturais, interséries, festa integração (alunos, professores, funcionários e pais), feiras de ciências físicas e biológicas e ciências sociais.

3 – Promover encontros, palestras, sessões de estudos para o corpo discente, docente e funcionários no sentido de resgatar o interesse de todos pela escola e melhorar sua prática pedagógica.

4 – Reuniões trimestrais ou na medida do necessário com: pais, líderes e vice-líderes, funcionários, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, setores da escola e CPM.

5 – Reuniões com professores pro série, turma, disciplina e por turno, conforme o assunto ou necessidade, uma vez no trimestre ou na medida que a escola necessitar.

6 – Avaliar e colocar em prática a linha pedagógica da escola, para que todos os professores possam buscar a construção da aprendizagem do educando, na mesma linha e nível, conforme a realidade de cada turma.

7 – Criação do aluno monitor por turma e grupos de estudos, onde o aluno poderá ajudar os colegas no entendimento dos conteúdos (não substituto do professor).

8 – Criação do coral.

9 – Busca de cursos profissionalizantes e/ou de capacitação junto ao SENAC, SENAR, SENAI e SESC.

10 – Viabilizar a possibilidade de um cursinho pré-vestibular para os 3os anos e Totalidade 9 ou grupos de estudos para preparação ao Vestibular.

11 –Criar site da escola.

12 – Realizar parcerias junto a ACI e CIEE para ingresso de nossos alunos no mercado de trabalho.

13 – Criação de Boletim Informativo de habilidades e competências dos alunos na intenção de quando a comunidade precisar de mão de obra busque junto a escola, como fonte de renda para o aluno (cortador de grama, babá, pintor, servente, office boy, digitador, auxiliar mecânico, cozinheira, etc).

14 – Continuar investindo no acervo da biblioteca e informatizá-la.

15 – Manter e se possível melhorar o equipamento da sala do Pré-Escolar, laboratório de ciências físicas e biológicas, áudio-visual, sala de recursos e laboratório de informática.

16 – Promover uma maior integração escola/família numa visão cooperativa.

17 – Reavaliar o plano da escola, proposta político pedagógica e regimento, procurando atender as cinco metas da educação.

18– Identificação do processo de reflexão e atualização quanto aos fundamentos teóricos-práticos, visando à construção de uma gestão participativa, democrática, atuante e autônoma.

19 – Manter uma escola com uma estrutura administrativa-pedagógica não piramidal, vertical, linear, mas pensar numa escola com poder compartilhado, com união, integração e parceria, com gestão democrática.

20 – Ampliar a aquisição de jogos didáticos-pedagógicos e materiais esportivos.

21 – Propiciar a todo corpo docente um conhecimento mais profundo da LDB, Gestão Democrática, Plano da Escola, Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar.

22 – Continuar dando incentivo de atualização aos professores através de cursos, seminários, encontros, etc, possibilitando-lhes melhores condições pedagógicas, conforme a disponibilidade da escola.

23- Continuar dando incentivos aos funcionários na busca de seu aperfeiçoamento, através da participação em cursos, encontros, seminários, troca de experiências, etc, de acordo com a disponibilidade da escola.

24- Ampliar normas de convivência.

25 – Aumento do acervo da biblioteca.

26- Criação de projetos que propiciem o engajamento dos segmentos professores, pais, alunos e funcionários no processo Ensino-Aprendizagem.

27 – Manter os agentes de portaria.

28- Melhorar a sala de multimeios (03 e 04).

29 – Criação da agenda própria da escola.

30 – Continuar com as oficinas de informática e reforço conforme disponibilidade dos recursos humanos.

31- Criação da oficina de xadrez.

32- Garantir e incentivar a participação de todos os segmentos da Comunidades Escolar na vida pedagógica, financeira e administrativa da escola.

33- Proporcioanr aos professores e funconários condições adequadas de trabalho.

34- Criar e incentivar o uso de identidade estudantil.

35- Realizar acampamento farroupilha ou encontro farroupilha no CTG ou Escola.

36- Recuperação da quadra recreativa com a possibilidade de cobri-la.

37- Incentivo para realizar com maior frequência o laboratório de ciências físicas e biológicas.

38- Fazer cobertura no hall de entrada da escola.

39- Adquirir forno microondas.

40- Maior incentivo aos grupos de dança e banda.

41- Continuar realizando mostra de trabalhos.

42- Diminuir evasão e repetência, principalmente no noturno.

43- Rever a tabela de alocação de tempo, de acordo com a legislação vigente e referenciais curriculares.

44- Continuar comemorando o dia do professor, funcionário público, Mãe, Pai, do Estudante e Aniversário da Escola.

45- Ouvir os diferentes segmentos e complementar as metas.

46- Propriciar ao professor capacitação e estratégias de intervenção pedagógica que favoreçam a construção de aprendizagens voltadas ao SAERS, ENCCEJA, ENEM e Prova Brasil.

47- Dar continuidade na implantação de Ensino Médio Profissionalizante.

48- Revisar os planos de estudo para que atenda a Legislação vigente a partir da resolução de problemas aferidos pelo SAERS ou outras avaliações, Lições do Rio Grande e propiciando registros em casos de adaptação curricular.

49- Qualificar o processo educativo.

50- Manter o prédio em funcionamento.

51- Implantar uma rádio/escolar com o auxílio do Grêmio Estudantl, Laboratório de Informática e parceria além da escola.




IV – OPERACIONALIZAÇÃO


  • Descobrir as causas do alto índice de evasão no noturno e o baixo rendimento.

  • Realizar reuniões, debater com a comunidade escolar, procurando atender as necessidades e sugestões dos mesmos.

  • Realizar parcerias com BANRISUL, BANCO DO BRASIL, REDE DE COMÉRCIO, SINDICATOS, ROTARY, FORUM MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO.

  • Manter Conselho Escolar, CPM, Grêmio Estudantil, Coordenação Pedagógica, Direção e secretários integrados para praticidade da Proposta Político-Pedagógica da Escola.

  • Encaminhar alunos aos órgãos competentes para melhor atendê-los.

  • Visitar Universidades, Museus, Instituições, Fundações, Indústrias, Empresas e outros.

  • Ouvir os diferentes segmentos da comunidade para um melhor atendimento.

  • Maior integração família/escola/Conselho Tutelar e Ministério Público para um maior sucesso do aluno e conseqüentemente de toda a escola.

  • Assegurar a participação da comunidade escolar através do Conselho Escolar e CPM.

  • Conscientizar os alunos através de campanhas ou projetos na conservação do bem público.

  • Realizar campanhas de conscientização para uso de uniforme.

  • Analisar com bastante profundeza a aplicação de recursos financeiros e olhando sempre que possível o Plano de Ação.





V – CONSIDERAÇÃO



Diante da decisão assumida frente a esta candidatura, manifesto meu compromisso em assumir com serenidade, dedicação, integridade, humildade, respeito e responsabilidade a direção desta escola, dedicando meu esforço e empenho para que neste período de três anos esta instituição possa crescer e prosperar.

Devido os obstáculos que provavelmente virão é fundamental a participação de toda a Comunidade Escolar, principalmente professor e aluno nas metas a atingir.




VI – AVALIAÇÃO


Procurarei realizar reuniões com os pais, líderes e vice-líderes, professores, CPM, Conselho Escolar, coordenadores de turma, funcionários, setor de serviço de orientação educacional, setor de serviço de supervisão escolar, grêmio estudantil e vice-diretores uma vez por trimestre ou toda vez que necessário para avaliar o andamento, ou seja, a administração do trabalho do diretor.

Na medida do possível sempre consultando o que é mais importante para o momento.

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